11 de setembro de 2007

um bom link,,,

não deixem de fazer uma visita a esta página antes de fazerem o vosso próprio roteiro das praias fluviais ;)

http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvArtigo.asp?art=5102&rev=2&tit=art&zona=22

2 de setembro de 2007


Pomares

se seguirem as placas para Pomares a partir da Aldeia de Avô, vão encontrar, já dentro da povoação, uma praia/piscina fluvial de ****! com todas as infraestruturas, esta praia, apesar de pequena, tem o seu encanto. muitas sombras, café, duches, wc, parque infantil e mais à frente sitio para colocar o chapéu de sol (na pedra). caracteriza-se por ter uma água muito límpida, num curso que passa por baixo da ponte deste lugar (podemos até nadar por de baixo dela!). mesmo ao lado e para quem precisa de um sitio para pernoitar (ou ficar) existe um parque de campismo.

deixamos o site dos parque de campismo,
http://www.roteiro-campista.pt/

o dia em que a conhecemos ficará para sempre conotado com o dia em que o guga fez dois meses de idade.

mais à frente, passando a ponte de Pomares e seguindo a estrada sempre em frente, vão passar por muitas curvas até encontrar uma aldeia (cujo nome não nos recordamos) que tem uma piscina comunitária de cloro, mas que é muito castiça. essa aldeia decidiu mandar construir essa piscina para levar mais gente a visitar o local. a entrada é livre, paga-se apenas as sombras e as cadeiras para descansar, uma ajuda para manter a infraestrutura. tem bar, balneários e está inserida mesmo no meio da aldeia, o que faz com que seja um local engraçado para visitar. só visto!

Avô


esta praia tem o nome da aldeia em que está inserida. a qualidade da água não está muito boa este ano. mas a acreditar que tudo se irá resolver, é uma praia que não se pode deixar de visitar. as condições não são tão boas como as das praias de que já falámos, porque não dispõe de balneários, nem nadador salvador, pelo menos que tenhamos conhecimento.
tem um café e restaurante, wc e uma piscina só para os mais pequenos. mas o local é mesmo muito agradável, tem muitas sombras e uma espécie de ilha no centro. nunca está muito cheio. ***
para lá chegar podemos ir pela estrada que liga Côja a Aldeia de Avô. existem diversos sítios para alojamento aqui perto,,, mas podemos aconselhar o parque de campismo de Côja, que é bastante bom. tem também bungalows muito confortáveis para 4 pessoas (45 a 50 euros/noite).
ah! e não se esqueçam de passar pelo Bar dos Camones, em Côja (passo a publicidade!).

«até quando?»

mesmo com as tempestades, não podemos esquecer os dias que passámos todos juntos. Bruno, és o nosso mano! Preta, nunca te esquecemos!

Aldeia do Mato - zona centro

no rio zêzere existem diversos locais onde se pode ir ao banho de forma mais segura, plataformas que são transformadas em autenticas piscinas fluviais. a aldeia do mato é uma delas.
este local está equipado com bar e esplanada (com uma vista espectacular!), wc e pouco mais, mas é, de facto, um sitio magnifico pela sua imensidão.
fica muito perto de Abrantes e no mapa é fácil de identificar. mas mais acima, podemos desfrutar de muitas mais praias com as mesmas características.
aqui pode-se também alugar canoas e barcos para um passeio no rio.

Tapada grande - Minas de S. Domingos


mais acima, depois de Mértola, existe um paraíso por descobrir. o oásis da tapada grande tem tudo! boa qualidade da água, areia, sombras, esplanada, canoas, duches, wc e boas acessibilidades. foi galardoada com bandeira azul em 2005. durante o verão tem nadador salvador, que é bastante importante por ser uma praia integrada na própria lagoa. a sua extensão é uma mais valia, porque podemos caminhar ao longo da praia e desfrutar da beleza das suas margens. existem pequenos ilhéus e pinhais à volta da lagoa e, muito perto, podemos visitar as antigas minas de s. domingos. se olharem com atenção, podem ter a mesma sorte que nós e encontrar algum veado selvagem!
VIVA O ALENTEJO!
para ficar, podem optar por pensões em Mértola, há muito por onde escolher, visitem o site da câmara municipal. existe uma pousada mesmo em frente à praia da tapada, mas é só para os mais abastados!

Alcoutim 5 estrelas

viajamos para sul,,,
esta praia é fenomenal!!!!!!! tão pertinho do Algarve das multidões e tão tranquila ao mesmo tempo. a água é quentinha, as acessibilidades são óptimas e as infraestruturas muito boas. há duches, wc, esplanada para poder petiscar, rede de volei e sombras de palheiros. ***** para esta praia, onde, mesmo com o calor de 40 graus à sombra, passámos dos melhores dias da nossa vida! sem dúvida, uma das praias mais agradáveis do país.
quem chega a Alcoutim, basta seguir as indicações para praia fluvial. podem ficar na pousada da juventude (com marcação prévia, que por ter boas condições, está sempre cheia) e para comer, não deixem de visitar o Alcatiã (bom e com preços razoáveis - visto que uma dose chega para 2).

«não digas o que sabes sem saber o que dizes»

Ignorância e desconhecimento!

durante as nossas férias fomos invadidos com noticias de que as nossas praias fluviais são perigosas. ora, isto não é bem verdade!

preconceito: nem todas as praias são perigosas. é preciso saber escolher! os dados deste ano, que estão sempre a referir nos média, são relativos a praias não vigiadas ou sítios que não estão oficializados como praias fluviais.

é preciso pesquisar e procurar as melhores. normalmente, podem encontrar praias com nadador salvador, com boas infraestruturas e assistência de primeiros socorros. são construídas com condições de segurança e muitas vezes têm piscinas próprias para as crianças. um dos exemplos, são as praias inseridas na rede de praias com bandeira de boa acessibilidade (por todo o país).

http://www.inag.pt/inag2004/port/divulga/actualidades/praias/praias.html

preconceito: «não vejo o fundo!!!!!». a nossa pergunta é: quando nada no mar, vê os seus pés? na água do rio é igual! todas as águas que estão classificadas como BOAS (à entrada das praias fluviais deve existir sempre um quadro com o registo dos testes efectuadas à qualidade da água) são límpidas. apesar de serem mais frias (normalmente, porque este ano até achámos o contrário!), as águas do rio podem ser também bastante benéficas à saúde. muitas são até utilizadas com fins terapêuticos.

por isso amigos, VALE A PENA PESQUISAR! não se deixem levar pelos preconceitos, vão em busca de dias bem passados, longe das multidões!

deixamos aqui para reflectir: "serão estas noticias apenas politiquices, ou o ministro dos desertos quer mesmo desertificar o interior?"

Portagem


esta praia foi uma descoberta de final de tarde. fica muito perto de Marvão, já na entrada do Alentejo. não tem muito boas infraestruturas. apesar de ter café e wc, os balneários ficam só para os utentes da piscina artificial (mesmo ao lado da fluvial). a extensão é bastante grande, mas tem poucos sítios confortáveis para estender a toalha. é que, apesar de ter muitas sombras, o chão é quase todo em pedra. durante o fim-de-semana parece estar sempre cheia, nomeadamente de espanhóis, que saltam a fronteira para dar uma escapadinha à praia. sinceramente, acho mesmo que os portugueses desconhecem o seu próprio país!? *** para esta praia, que apesar de agradável, achámos que tinha muita gente.
para ficar, Marvão ou Castelo de Vide (que é ali bem perto) são uma boa opção. uma boa dica: quem é viciado num bom lanche conventual não pode deixar de visitar Castelo de Vide!

Almaceda


esta praia fica já muito perto de Castelo Branco. é muito pequenina e está inserida na aldeia com o mesmo nome. nunca está muita gente e a qualidade da água é excelente! tem balneários, muito relvado, sempre à sombra de árvores de fruto. para petiscar, só mesmo no cafézinho da aldeia, onde se pode dizer que fomos muito bem recebidos! o sossego desta praia contrasta com a praia artificial de Castelo Branco (outro Algarve do interior!). foi uma tarde quente e inesquecível para o guga, que «nadou» no rio pela primeira vez... ****
para quem não pretende acampar, porque nem sempre apetece, aqui fica uma página bastante útil, para arranjar alojamento, divertimento ou um bom restaurante para os lados das praias fluviais do centro.

http://www.turismo-centro.pt/index.php